Blog; multiplas funcionalidades
Ando muito fascinado com o blog e as comunidades que se formam por meio dos blogues. Com a consolidação da internet como meio de comunicação de massa, viabilizou o encurtamento de distância e tempo. Contribuindo de forma fantástica na construção de opinião, conhecimento, projetos (nascentes), inteligência e discussões que ajudam a desenferrujar o cérebro e manter a gente sempre ativo.
Foi dessas observações que nasceu minha curiosidade sobre a origem do blog, vindo da palavra weblog, ou diário de rede. Na verdade não há uma definição correta, uma vez que essa ferramenta adquiriu várias finalidades com o passar do tempo. Por exemplo, as empresas utilizam o blog para fazerem uma rede de relacionamento com os clientes e ouvirem suas demandas, os educadores utilizam essa excelente ferramenta para publicação de idéias, alguns escritores utilizam para expor suas idéias sobre determinado assunto e muitos jovens utilizam como diários eletrônicos, enfim a utilização do blog vai depender das necessidades e expectativas de quem o usa.
No meu caso que pertenço ao grupo de educadores, vejo o blog com potencial para reinventar o trabalho pedagógico, possibilitando o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
2 comentários:
Oi Sogenes
O blog, pelo próprio formato, que é aberto à intervenção do aluno (que pode alterar até o formato do ambiente) dá uma nova dinâmica a projetos colaborativos.
Na minha pesquisa de mestrado, este foi um dos pontos levantados.
Vi que estás em Porto Seguro! Meus pais passam quase a metade do ano aí, aproveitando o calor e o mar.
abraço!
Olá Sógenes...
Sem dúvida o blog é uma ferramenta muito rica e dinâmica. O estar em rede é sempre motivador e utilizado para fins educacionais potencializa a ação de aprender. Parabéns pelo espaço.
Abraço.
Postar um comentário